top of page

Onde Estamos?

 O Que Mudou ao Longo do Século XX


Segundo ALVIN TOFFLER, “o avanço na abertura de novos mercados, novas formas de organização, produção e gestão, vem consolidando revolucionárias estruturas econômicas e tecnológicas, “destruindo a velha ordem e criando uma nova, quando  afirma que o mundo vive um período revolucionário de mudanças de rumo, fatos que só acontecem, segundo ele três vezes na história”. 


“A primeira onda, quando à raça humana, passou de uma civilização tipicamente nômade para uma civilização basicamente agrícola, há dez mil anos.   A segunda quando a raça humana passou da civilização agrícola para a industrial.  A terceira onda ou revolução está em curso e iniciou por volta de 1955 nos EUA e em outros países que viviam o auge do desenvolvimento industrial, como a Inglaterra. A terceira onda, segundo TOFFLER, foi denominada de "revolução do conhecimento e da informação” e abriu as fronteiras para o surgimento das ondas revolucionárias seguintes.


O grande desafio da contemporaneidade é o alinhamento entre VELHO x NOVO, tendo em vista a insuficiente e inadequada formação educacional e técnica da sociedade. A solução estaria numa educação humanista e crítica, capaz de compreender os fenômenos complexos da nova consciência humana e da revolução  científica e tecnológica em franco desenvolvimento.


O propósito desta reflexão é traçar o novo perfil e as prerrogativas do administrador profissional do futuro. Busca, por outro lado, o desafio de alinhar o desenvolvimento industrial e tecnológico vigente à evolução de uma nova consciência humana e as novas tecnologias emergentes.


Finalmente pretende repensar o perfil e prerrogativas do administrador do futuro, pela emulação de novas ideias, insights, estratégias, técnicas e metodologias, capazes de inspirar a construção de novas estratégias, modelos e técnicas pedagógicas de ensino aprendizagem de administração para a formação do administrador do futuro.


ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

Comentários e Sugestões


Com o objetivo de repensar o perfil do administrador contemporâneo, construído pelos cursos superiores de administração no país, e considerando as prerrogativas do administrador profissional elencadas na Lei 4.769/65 e seus regulamentos complementares, faça suas considerações e apresente sugestões para uma nova formação e prática profissional em administração.

 
 
 

Posts recentes

Comentários


©2019 Messias Sousa

bottom of page